domingo, março 20, 2011

Laboratório de Informática: Potencializador da Produção do Conhecimento



 
Laboratório de informática Educativa do Modelo Luis Eduardo Magalhães – Juazeiro BA.
Fonte: Arquivo pessoal da autora
 
Laboratório de informática Educativa do Modelo Luis Eduardo Magalhães – Juazeiro BA.
Fonte: Arquivo pessoal da autora

Descobrir como potencializar o uso pedagógico do laboratório de informática do colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães de Juazeiro – BA impõe-se como nosso principal desafio.
Esta ação justifica-se à medida que espera contribuir para a melhoria da aprendizagem dos alunos, favorecer a inclusão digital dos envolvidos,e especialmente, familiarizar o aluno da escola pública com o computador além de viabilizar de uma política de utilização pedagógica do laboratório de informática educativa através da ativação deste espaço dinamizado por oficinas pedagógicas, contextualizadas, que estimulem e promovam o desenvolvimento dos processos cognitivos, sociais e afetivos dos envolvidos.
A implantação de uma proposta de trabalho de exploração e integração das tecnologias disponíveis na referida unidade escolar, contribuirá para que alunos e professores participem ativamente do mundo contemporâneo, oferecendo-lhes a oportunidade de explorar e vivenciar um novo elemento de trabalho, de comunicação, pesquisa e entretenimento que, certamente, facilitará suas vidas e abrirá novas perspectivas ao desenvolvimento e inserção no mundo do trabalho.
A política de uso do laboratório Proinfo baseia-se em sua utilização pedagógica, para isso é importante propor algumas ações com vistas a sistematizar o uso do laboratório de informática educativa do colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães.
Como atualmente todos os laboratórios de informática educativa distribuídos pelo Proinfo possuem o sistema operacional Linux e seus softwares é imprescindível dar condição para que os professores sejam capacitados para utilização desses recursos, pois conforme Tornaghi (2010):
Optar entre usar software livre ou um software comercial não pode ser decidido apenas por costume ou beleza deste ou daquele software, enquanto educadores temos o dever moral de não incentivar pirataria, principalmente em escolas públicas.
Porém, a utilização de Software livre nas escolas públicas vai muito além do ato de poder economizar dinheiro com aquisição de licenças, além de estarmos podendo adequar os softwares as nossas necessidades, podemos estar ajudando a comunidade escolar a participar desta construção.
Ação 1: Oficina de utilização do Processador de Texto (Writer).
Ação 2: Oficina de utilização do Impress – Apresentação Eletrônica.
Ação 3:Oficina para familiarização com o Calc – planilha eletrônica equivalente ao Excel.
Ação 4:Oficina para reconhecimento do pacote educacional disponibilizado. pelo MEC, disponível nas estações de trabalho, mesmo sem acesso à Internet.
Ao final deste trabalho, reafirmo o laboratório de informática como algo muito além de uma ferramenta pedagógica, constitui-se um potencializador das ações educativas.O poder da interação não está fundamentalmente nas tecnologias, mas em nossas ações que demonstram as concepções em que acreditamos.

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