domingo, agosto 15, 2010

Mídias na Escola


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiFozAdGew8k-ieHj9LdPM12tRgpVg1QW95LMKP29HDADVWajPBaPambIw_vpUHgllVZtvWN2Gsuol3PoRqo1nnmmIV53J3Y3klh38E_LqK2uwO3GuZ7g-oiMBEcSLNgV60IEOepeUwodQ/s1600-r/captionit131620I760D36.jpg

Se a utilização de mídias na educação é algo que precisa ser melhor difundido a sua integração é algo ainda mais necessário e urgente.
A utilização contextualizada das mídias na educação dinamiza, diversifica, ilustra e potencializa as ações educativas. Mas para que isso ocorra é extremamente necessário que esta utilização se dê de modo significativo – que faça parte do contexto de aprendizagem – que não seja somente para ocupar o tempo pedagógico que às vezes é extremamente ocioso.
Se bem inseridas no processo teremos todas as mídias, digitais ou não a disposição para tornar o processo ensino-aprendizagem mais dinâmico e também mais real – já que convivemos com diversas mídias no nosso cotidiano.
Para exemplificar estas afirmações recorro a minha realidade como professora de escolas da rede pública e privada de ensino em que existem diversas mídias a disposição e sua utilização é extremamente esporádica e quase sempre descontextualizada também. Possuímos laboratório de informática educativa, TV, Vídeo, DVD, Câmera Filmadora, Monitor Educacional (TV Pen Drive) e diversos outros recursos e a mídia record de utilização é somente o livro didático – como ditador de verdades absolutas e única fonte de conhecimento autorizada no contexto educacional.
Para conseguirmos desenvolver efetivamente um trabalho integrador das Mídias na Educação é urgente e necessário:
a) Investir na Formação Continuada dos Educadores;
b) Difundir as mídias como potencializadores das ações educativas;
c) Ressignificar o trabalho pedagógico a partir da Pedagogia de Projetos.
Nada mais significativo para integrar e significar o conhecimento do que a pedagogia de projetos que propõe a resolução de problemas reais como motivo para pesquisa e produção de conhecimento. Aqui temos algo que motiva, estimula e naturalmente integra as mídias já que todo o conhecimento deve ser em prol do que se quer investigar. Se nem as áreas do conhecimento precisam estar isoladas muito menos os instrumentos utilizados para que o conhecimento de fato se consolide.
Receio que a terceira margem do rio seja um espaço reservado para os profissionais da educação que negam a utilização das mídias, pois apesar do sol ter nascido para todos, nem todos o veem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário